Saturday, November 20, 2010

Passeio Canyons SC - RS e Rota do Sol

Dia 20 de Novembro de 2010 às 7:30 saí de casa para fazer um percurso entre SC e RS. Fiz um roteiro rápido no dia anterior para passar no Parque Nacional dos Aparados da Serra e na Rota do Sol.
Estava incluído no roteiro a ida por Jacinto Machado e a volta pela BR-101. Estava preparado e com espírito para conhecer novos lugares. Então a ida até Jacinto Machado foi tranquila, estrada com asfalto sempre na mesma velocidade sem trânsito,
mas a SC-483 que liga Jacinto Machado a Praia Grande era estrada de chão, então o cuidado teve que ser redobrado reduzindo assim a velocidade.

Chegando em Praia Grande, depois de algumas paradas para as fotos, é hora de subir a Serra do Faxinal. No início é asfalto, intercalando com estrada de pedra. Mas depois de um ponto é estrada de pedra até Cambará do Sul.
Na divisa entre SC e RS há um posto de fiscalização e atrás existe o Canyon Índios Coroados. Seguindo pela estrada de chão por 7 km chega ao Parque Nacional Aparados da Serra.

Entrada: R$ 6,00
Estacionamento moto: R$ 3,00
Estacionamento carro: R$ 5,00
Total gasto: R$ 9,00

Chegando ao Parque encontro um colega do RS que estava de passagem com um grupo de pessoas de ônibus, conversamos um pouco e fui fazer uma pequena trilha, já que não tinha muito tempo para fazer a trilha de 6 km.
Tirei várias fotos do local e conheci o Bruno, um fotógrafo que estava de férias em Cambará do Sul com sua esposa.

Depois de ficar 2h30 no parque, é hora de pegar a estrada novamente, destino, Cambará do Sul. Chegando em Cambará pausa para um lanche rápido e novamente na estrada, já que o abastecimento seria somente no início da Rota do Sol. Depois de percorrer a RS 020, chegou ao trevo de acesso a Tainha, entrei a esquerda para a Rota do Sol e passado alguns quilômetros paro para abastecimento da moto.

Novamente na estrada, esta em ótima conservação, paro no túnel para tirar as fotos que comprovam que passei pela Rota do Sol. Depois de alguns minutos parado, continuo a descer a Serra, esta com alguns caminhões transportando madeira.
Chegando em Terra de Areia, pego a BR-101 destino a Torres, então é hora de acelerar e chegar em casa, pois o dia já estava ganho.

Dica:
  • Não há lanchonete no Parque, tendo somente uma lanchonete na subida da Serra do Faxinal

Total percorrido: 370 km

Entrada do Parque Nacional Aparados da Serra

Portal da Saída de Cambará do Sul

Túnel Rota do Sol

Rota percorrida entre os dois estados

3 comments:

1. E aeh véio saudações... lefal as fotos e as paisagens .. só faltou um pouquinho mais de foto da motoka... abçs

ReplyDelete
  2. Muito bacana o relato e as fotos, parabens !
    Abraços

3. Olá Pedro Paulo,
    valeu pela dica. Pode deixar que a próxima tirarei mais fotos da motoka pra mostrar pra galera...

Diego, valeu pelo comentário. Eu irei postar todos os meus passeios, com fotos, relatos, dicas se alguém for para alguma região que visitei. Irá facilitar e tirar dúvidas dos amigos.